Obra bilionária em Inocêncio/MS
Acordo sindical histórico impulsiona obra
Inocêncio, município localizado no estado de Mato Grosso do Sul, vai receber a planta de celulose da Arauco, empresa considerada como uma dos maiores do mundo neste segmento. O empreendimento bilionário é apontado como um dos grandes investimentos do Brasil neste 2025.
O projeto tem previsão de oferecer centenas de cargos diferentes e empregar até 12 mil operários no ápice das obras, além de muitos outros postos de trabalhos indiretos. Com esse prognóstico, o planejamento exige logística robusta e esforços sindicais dobrados para atender, principalmente, trabalhadores e trabalhadoras.
Para esse empreendimento, o SINTIESPAV/MS (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada) já conquista benefícios extraordinários para categoria da construção pesada, além de atuar em defesa da qualidade de vida dos trabalhadores da mega fábrica de celulose da Arauco.
O presidente do SINTIESPAV/MS, Nivaldo da Silva Moreira, explica que desde os primeiros trabalhos de terraplanagem das obras, atua para garantir todos os direitos trabalhistas, benefícios sociais, segurança e condições de dignas de trabalho, incluindo transporte, boa alimentação e alojamentos de qualidade.
Poder Público e Consultores da Arauco
O início da construção da fábrica de celulose da Arauco está previsto para junho de 2024 e o investimento será de aproximadamente três bilhões de dólares e a empresa chilena confirma a plenitude da operação da indústria em 2028.
A instalação da unidade demanda uma série de ações do poder público no município de sete mil habitantes, que vai ver sua população aumentar mais de 170% nos próximos anos.
Neste 10 de abril, o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), o prefeito Toninho da Cofapi e os consultores da Arauco, Joésio Siqueira e Luis Henrique Fragomeni, se reuniram na Câmara Municipal de Inocência para alinhar projetos estruturantes que atendam a demanda do crescimento da cidade.
Neste aspecto, é importante antecipar e planejar o futuro do município de Inocência para mitigar problemas que podem acontecer nos próximos anos. Entretanto, é importante aliar desenvolvimento e sustentabilidade para dar condições para a empresa crescer, gerar empregos e renda para as pessoas e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade de vida no município.